Análise microbiológica de água filtrada por filtros domésticos em ambiente hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p49Palavras-chave:
Microbiologia, Água, Coliformes, Filtros de água, Bactérias mesófilas.Resumo
A água potável tem sido descrita como reservatório de vários microrganismos. No mercado existe grande variedade de filtros domésticos, os fabricantes garantem a pureza da água processada por seus equipamentos algumas vezes de maneira equivocada. Em um ambiente hospitalar o controle da água é crucial como forma de reduzir a incidência de infecções. Com o objetivo de verificar o papel dos filtros domésticos como fonte de contaminação da água em ambiente hospitalar. foi realizado um estudo em amostras de água obtida por filtração, antes e após retrolavagem, de 26 filtros instalados em diferentes pontos do hospital, totalizando 78 culturas. Como controle foram analisadas, também, amostras de água não filtrada da rede de água do hospital, coletadas de torneiras próximas ao filtro analisado. As amostras foram avaliadas microbiologicamente através de culturas quantitativas para bactérias mesófilas e coliformes. Realizado também monitoramento dos teores de cloro. Não foi verificado qualquer contaminação nas amostras da rede e o teor de cloro se manteve em 1,5 ppm. Com relação às amostras filtradas antes e após retrolavagem não houve desenvolvimento de coliformes, entretanto, constatou-se a presença de bactérias mesófilas em 19,3% (p=0,056) em contagens que variaram de 30 a 100 UFC/ml, com teor de cloro variando de 0,0 a 1.5 ppm. Verificamos que a filtração por este método não assegura a total qualidade da água produzida, podendo ainda vir a ser uma fonte de contaminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.