Aferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolha

Autores

  • Lilia Bueno de Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Olga Chizue Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Diva Ap. Christofolli Universidade Estadual de Londrina
  • Satoko Kodama Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Zeneide Shoubia Universidade Estadual de Londrina
  • Tiemi Matsuo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v18n2p71

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Educação em enfermagem, Testes padronizados.

Resumo

A aferição do rendimento escolar por meio de testes padronizados é utilizada para se medir aspectos quantitativos da educação. Com o objetivo de se avaliar o rendimento de formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1993 aplicou-se um questionário com 97 Questões de múltipla escolha. Para se comparares resultados da UEL, o teste foi aplicado em graduandos de seis outras escolas de enfermagem do Estado do Paraná. A média aritmética de 61,1, para os testandos da UEL. foi diferente estatisticamente dos valores obtidos pelas escolas D (x=50,7) E (x=4B,B) F (x=45,3) e não foi para as escolas A, B, C. Quando as médias são analisadas por área de conhecimento, cm saúde pública, doenças transmissíveis e médico cirúrgica, os valores foram de 75,3 , 73,7 e 60,6 que não se apresentaram estatisticamente significantes para as escolas com maior desempenho (A, 6, C). Em psiquiatria, à média foi inferior a 50,0 e não houve diferenças estatisticamente significantes entre as sete escolas. Sugere-se reavaliação do instrumento e novas aplicações.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Bueno de Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

Ex Docente do Depto. Materno - Infantil e Saúde Comunitária – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Olga Chizue Takahashi, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Enfermagem - Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Diva Ap. Christofolli, Universidade Estadual de Londrina

Ex Docente do Depto. de Enfermagem da - Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Satoko Kodama Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Ex Docente do Depto. de Enfermagem da – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Zeneide Shoubia, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Enfermagem – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Tiemi Matsuo, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática Aplicada – Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Magalhães LB de, Takahashi OC, Christofolli DA, Almeida SK, Shoubia Z, Matsuo T. Aferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolha. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 21º de novembro de 2024];18(2):71-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7097

Edição

Seção

Artigos