Conhecimento sobre a AIDS entre estudantes de primeiro ano de cursos de Farmácia-Bioquímica no Paraná — Brasil, 1990
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p197Palavras-chave:
Conhecimento, AIDS, Estudante de Farmácia e Bioquímica.Resumo
Este trabalho teve por objetivo verificar conhecimentos cm relação à AIDS entre estudantes do primeiro ano dos cursos do Farmácia-Bioquímica do Estado do Paraná- Brasil. 1990. a fim de oferecer subsidias para o planejamento de programas e ações preventivas a órgãos de saúde e instituições de ensino superior. Foi realizado um "survey" analítico, aplicando-se questionário estruturado para investigar conhecimentos sobre a AIDS - meios de transmissão, prevenção e tratamento. A população foi composta por 217estudantes do primeiro ano das faculdades de Farmácia e Bioquímica do Estado do Paraná - Foram introduzidas algumas variáveis como sexo, idade, escolaridade dos pais para caracterizar a população. O instrumento foi elaborado com base em estudo exploratório e submetido a teste prévio, constituindo um questionário auto-aplicável. Os estudantes de ambos os sexos mostraram deter conhecimentos corretos sobre meios de transmissão do HIV, em todas as faculdades pesquisadas. Consideraram alta a probabilidade do contrair AIDS na relação anal (77,7%). Embora, aparentemente, conheçam os meios de prevenção, 39,1% dos homens e 41,0% das mulheres apontaram a boa alimentação como forma de prevenira infecção pelo HIV. A vacina foi mencionada corno forma de tratamento da AIDS por 37,0% (em média) dos estudantes, em todas as faculdades selecionadas. Auto-availaram seu conhecimento sobre o assunto nos níveis regular e insuficiente. De modo geral, os estudantes de ambos os sexos mostraram conhecer os meios de transmissão e de prevenção relacionados à AIDS, contudo, apresentaram conhecimentos imprecisos em relação ao tratamento dessa doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.