O uso do laboratório no ensino de técnicas fundamentais de Enfermagem

Autores

  • Mitsuko Ohnishi Universidade Estadual de Londrina
  • Iwa Kaiko Aida Utyama Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p276

Palavras-chave:

Uso de laboratório, Ensino de técnicas fundamentais de Enfermagem.

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de verificara opinião dos alunos quanto ao uso do laboratório. Participaram desta pesquisa 50 alunos que cursavam do 4° ao 7º período no curso de enfermagem. Constatou-se que a maioria dos alunos considera o laboratório um recurso valioso para o aprendizado de técnicas básicas de enfermagem, pois permite desenvolver destreza manual, memorização da sequencia da técnica, realização de técnicas não oportunizadas durante o estágio, levando-os a sentir mais segurança na realização de cuidados de enfermagem. Também se observou que a grande maioria dos alunos é favorável à continuidade do uso do laboratório como recurso instrucional valioso na disciplina Fundamentos de Enfermagem.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mitsuko Ohnishi, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem – Centro de Ciências de Saúde – Universidade Estadual de Londrina.

Iwa Kaiko Aida Utyama, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem – Centro de Ciências de Saúde – Universidade Estadual de Londrina.

Maria Helena Dantas de Menezes Guariente, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Enfermagem – Centro de Ciências de Saúde – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Ohnishi M, Utyama IKA, Guariente MHD de M. O uso do laboratório no ensino de técnicas fundamentais de Enfermagem. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 7º de maio de 2024];16(2):276-82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7046

Edição

Seção

Artigos