Predominância de Mansonia titillans (Walker, 1848) (Diptera: Culicidae) na Área urbana do Município de Londrina - PR, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p254Palavras-chave:
Culicidade, Mansonia titillans, Atividade hematofàgica.Resumo
No segundo semestre de 1984 foi constatada uma alta densidade populacional de culicídeos nas imediações do Lago Igapó situado na região sudoeste da cidade de Londrina, Paraná, Brasil. Em face deste fenômeno, o presente trabalho foi elaborado procurando identificar as espécies de Culicidae, apurar o horário do pico da atividade hematofàgica e, por fim, sugerir medidas de controle. As coletas foram matizadas utilizando-se isca humana. A espécie predominante foi Mansonia titiltans que mostrou agressividade acentuada, densidade populacional acima dos valores usuais, ínicio de atividade ao crepúsculo, pico de atividade hematofágica variando do acordo com a duração da fotofase.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.