Ecologia de mosquitos (Diptera: Culicidae) em criadouros naturais e artificiais de área rural do norte do Estado do Paraná, Brasil, III. Viabilização de recipientes como criadouro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p244Palavras-chave:
Culicidae, Criadouro artificial.Resumo
Recipientes capazes de reter água, passaram a exercer importante papel no processo de domiciliação de Culicidae Com a instalação de recipientes de plástico, lata, bambu e pneu, em mata ciliar no Norte do Paraná, a presente pesquisa visou estudar a viabilidade dos diferentes recipientes e detectar aqueles mais aceitas pelas fêmeas grávidas dos mosquitos para a colocação dos seus ovos. Foi observado que os recipientes de lala e bambu passam inicialmente por um processo de reações químicas inorgânicas e orgânicas, respectivamente, e só após a estabilização da água do recipiente à que estes tornam-se efetivos criadouros. Plástico e pneu foram aceitos como criadouros de larvas logo após a introdução da água. Pneu foi o recipiente pretendo, comportando as maiores densidades e diversidades de larvas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.