Alcoolismo e drogas como fatores de acidentes de trabalho

Autores

  • Ari Bassi do Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p105

Palavras-chave:

Acidentes - Prevenção e Riscos, Efeitos de - Álcool, Maçónica, Estimulantes e Opiáceos

Resumo

Este trabalho foi escrito paia a "X Semana Interna de Prevenção de Acidentes", a qual enfocou os papéis do alcoolismo e demais drogas como fatores de acidentes de trabalho. Sabe-se que algumas substâncias, pela dose cm que são consumidas e por $i/as respostas farmacológicas, podem potenciar e favorecer o aparecimento de consequências nefastas, principalmente se forem consumidas previamente â realizações de tarefas que exigem certo grau de treinamento e boa coordenação motora. O álcool o a maconha, por exemplo, são substâncias originalmente depressoras do sistema nervoso centrai, provocando sérias incordenações motoras, dificuldades de julgamento critico, deteriorização de memória e ataxia. Essas disfunções motoras e cognitivas podem, sem dúvida, dificultar a execução de certas tarefas, advindo daí consequências nefastas. Este trabalho discute ainda as implicações de psicoestimuiantes e opiáceos sobre a atividade do indivíduo em trabalhos que exigem coordenação psicomotora.


Biografia do Autor

Ari Bassi do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Geral de Analise do Comportamento – Centro de Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Nascimento AB do. Alcoolismo e drogas como fatores de acidentes de trabalho. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 22º de julho de 2024];13(2):105-10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6984

Edição

Seção

Artigos