Proposição de equações para predição de quantidade de gordura corporal em adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1991v12n2p61Palavras-chave:
Equações de Regressão, Gordura Corporal, Espessuras de Dobras Cutâneas, Adultos Jovens.Resumo
O propósito deste estudo foi estabelecer equações de regressão para a predição da densidade corporal com base nos valores de espessuras das dobras cutâneas em adultos jovens. A amostra foi constituída por 205 sujeitos, 110 homens e 96 mulheres com idade entre 18 e 30 anos de idade. O método da pesagem hidrostática foi utilizado para a determinação da densidade corporal. As espessuras de dobras cutâneas foram avaliadas nas regiões bicipital, tricipital, subescapular axilar módica, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha medial através de um compasso especificam do tipo HARPENDEN. As equações propostas foram validadas em uma amostra diferente da anterior formada por 41 sujeitos com idade e características físicas similares. As equações de regressão sugeridas no estudo demonstraram um elevado índice de validado quando aplicadas na população brasileira, entretanto as equações envolvendo apenas tr$s espessur&s de dobras cutâneas foram consideradas aquelas de maior exequibilidade, tendo em vista sua pr&tícidade quando das aplicações em grande escala.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.