Prescrição de antimicrobianos no Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina, no ano de 1988
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1990v11n2p117Palavras-chave:
Infecções hospitalares, Profilaxia antimicrobiana, Custos.Resumo
Analisou-se neste estudo o uso de antimicrobianos tio Hospital Universitário Regional da Norte do Paraná (HURNP), no período de janeiro a dezembro de 1988, A taxa geral de uso de antimicrobianos foi de 46.02%, para o lotal de 12,193 pacientes, internados. O uso profilático foi de 15,88% e o terapêutico de 31,96%. O tempo médio de uso geral com indicação terapêutica foi de 7,55 dias e com indicação profilática foi de 5,37 dias. As clinicas em que foram prescritos antimicrobianos a mais de 50% dos pacientes internados foram: Urologia, Ortopedia, Oftalmologia, Neurologia. Ginecologia, Doenças Transmissíveis, Cirurgia Vascular e Cirurgia Infantil. A penicilina G foi o antimicrobiano mais utilizado (taxa de 25.25%), seguido pelo cloranfenicol (14,77%) e pelas cefalosporinas de primeiras geração (10,28%). O cloranfenicol foi o antimicrobiano mais utilizado com finalidade profilática (31.43%). Quanto aos antimicrobianos prescritos para profilaxia cirúrgica, a taxa de uso foi de 41,60% nas cirurgias limpas, 73,40% nas potencialmente contaminadas e 24,00% nas contaminadas. A taxa de infecção nas cirurgias limpas foi de 4,84% nos pacientes que receberam antimicrobianos com finalidade profilática e 6,13% nos que não os receberam. Analisam-se os custos relativos ao uso profilático de antimicrobianos em cirurgia. Os autores ressaltam a necessidade de se estabelecerem medidas para o controle do uso de antimicrobianos em hospitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.