Ocupação da coluna da água por machos de Trichogaster leeri (Bleeker, 1852) (Perciformes, Osphronemidae) em aquário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n1p21Palavras-chave:
Aquário, Comportamento, Dominância, Peixe.Resumo
Trichogaster leeri é considerado um peixe pacífico e muito utilizado em aquarismo pela beleza de suas cores. O presente estudo teve como objetivos avaliar a ocupação da coluna da água por machos adultos quando mantidos com outros machos da mesma espécie. Foram utilizados três aquários com as dimensões de 35 cm de comprimento, 22 cm de altura e 16 cm de largura, com substrato de cascalho e vegetação artificial. O vidro frontal foi dividido em 12 quadrantes, ordenados da esquerda para a direita e de cima para baixo. Três exemplares de aproximadamente 8 cm de comprimento total foram utilizados para observação das freqüências de ocorrência nos quadrantes, nas seguintes situações: isolados, agrupados em duplas e os três juntos. Os dados foram analisados pelo teste ? 2, ao nível de significância de 5%. Foi observado que, quando associados em um mesmo aquário, os indivíduos ocupam uma determinada posição na coluna da água. Isso significa que, apesar do comportamento aparentemente pacífico, os machos se evitam ocupando distintas posições espaciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.