Bromeliaceae Juss. do Pico Piraí, município de Guaratuba (Paraná, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n2p155Palavras-chave:
Bromélias, Floresta Atlântica, Distribuição geográfica.Resumo
Apresentam-se resultados de levantamento florístico das espécies de Bromeliaceae Juss. no Pico Piraí, Complexo do Araraquara (Guaratuba, Paraná). Verificou-se a ocorrência de 26 espécies pertencentes a nove gêneros e três subfamílias. Bromelioideae englobou a maior diversidade de gêneros e Tillandsioideae registrou-se a maior diversidade de espécies, sendo 12 delas incluídas no gênero Vriesea (46%). As seguintes espécies foram registradas pela primeira vez no município de Guaratuba: Nidularium procerum Lindm., Tillandsia stricta Sol. ex Ker Gawl., Vriesea altodaserrae L. B. Sm., Vriesea erythrodactylon (E. Morren) E. Morren ex Mez, Vriesea flava And. Costa, H. Luther & Wand.,Vriesea friburgensis Mez, Vriesea hoehneana L. B. Sm., Vriesea inflata (Wawra) Wawra e Wittrockia superba Lindm.. Dyckia leptostachya Baker foi registrada pela primeira vez na zona litorânea paranaense e após 40 anos do último registro de coleta da espécie no Estado. São apresentadas informações sobre fenologia, distribuição geográfica e grau de vulnerabilidade para cada espécie identificada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.