Nuvens escuras austrais. I - Contagem de estrelas e extinções visuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1986v7n2p54Palavras-chave:
Nuvens escuras, Extinções visuais, Contagem de estrelas.Resumo
Neste trabalho, o método de contagem de estrelas desenvolvido por Dickman (1976) foi aplicado a 3 nuvens escuras do Hemisfério Celeste Sul, com o objetivo de determinar a sua extinção visual, A y As nuvens foram selecionadas a partir dos Atlas ESO (B), SRC-J e ESO (R) e as contagens feitas em 2 campos distintos: o campo da nuvem escura e o campo de comparação, livre de obscurecimento. A partir dos valores determinados de A y, vários glóbulos escuros foram reconhecidos e suai dimensões estimadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.