A administração de esteróides sexuais no inicio da gravidez provoca malformações fetais?

Autores

  • Rozangela de Lucca Martins Sachetim Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1984v4n15p515

Palavras-chave:

Anticoncepcionais orais, Pílula, Gravidez, Anovulatório.

Resumo

A análise dos dados disponíveis conduz a presente revisão a concluir que não está provado que o uso de progestágeno e/ou estrógeno durante a gravidez humana, cause anomalias do desenvolvimento em órgãos e tecidos extragenitais. Os dados também não permitem concluir que estes hormônios sexuais administrados durante a gravidez não possam, sob condições especiais, a serem definidas, ter algum efeito adverso no desenvolvimento fetal humano. Recomenda-se um estudo prospectivo para se estabelecer se há ou não uma correlação entre o uso de esferóides sexuais e malformações somáticas. Enquanto este estudo não for realizado, será prudente evitar o uso destas drogas durante a gestação.


Biografia do Autor

Rozangela de Lucca Martins Sachetim, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Embriologia do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas — Universidade Estadual de Londrina

 

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Sachetim R de LM. A administração de esteróides sexuais no inicio da gravidez provoca malformações fetais?. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 23º de junho de 2024];4(15):515-7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6380

Edição

Seção

Artigos