Manifestações comportamentais dos cinesíferos nos acidentes e "quase-acidentes" de trânsito

Autores

  • Julieta Arsénio Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1982v3n11p173

Resumo

Esta pesquisa buscou determinar a associação entre as variáveis "agressividade", acidente e "quase-acidentes" e "habilidades de direção e trânsito". O estudo contou com a participação de 30 motoristas que voluntariaram a se submeterem aos testes, por ocasião da renovação de suas carteiras. Encontraram-se coeficientes positivos de correlação entre "agressividade" e "número de acidentes e quase-acidentes" assim como entre "acidentes e”quase-acidentes" e "habilidades de direção e trânsito". A correlação negativa entre "agressividade" e "habilidades de direção de trânsito"dá especial importância a outras verificações desta busca exploratória por interação entre as variáveis estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julieta Arsénio, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga do Programa Psicotécnico, da UEL. — Londrina-Paraná-Brasil.

 

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph.D) e Professor do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina -Paraná-Brasil.

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

1.
Arsénio J, Espírito Santo A do. Manifestações comportamentais dos cinesíferos nos acidentes e "quase-acidentes" de trânsito. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2004 [citado 2º de janeiro de 2025];3(11):173-9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6302

Edição

Seção

Artigos