Sincronização do ciclo estral em vacas nelore com prostaglandi na F2-alfa análoga (ICI-80.996, Cloprostenol) por via intramuscular
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1980v2n5p49Resumo
Estudo da eficiência da PGF2-a análoga (Cloprostenol, ICI-80.996) na sincronização do ciclo estral e a fertilidade no cio sincronizado. Pesquisa efetivada em rebanho da raça Nelore nas proximidades de Londrina, Paraná. No primeiro dia do experimento, após exame genital, foram separadas 132 vacas, na maioria com 7a 9 meses de paridas e as restantes, falhadas no ano anterior, formando, ao acaso, três grupos de 44. Dois grupos (1ell) receberam duas injeções de 0,5 mg de Cloprostenol por via intramuscular com 11 dias de intervalo. Os animais do Grupo I foram inseminados em períodos pré-fixados (72 e 96 horas) depois da segunda aplicação. O grupo II permaneceu com rufiões portadores de "chin-ball" e as inseminações aconteceram cerca de 12 horas após a identificação do cio. O terceiro grupo serviu como testemunha e o esquema de observação de cio e de inseminação foi o mesmo adotado no Grupo II, por um período de 21 dias. Os resultados obtidos foram os seguintes: Grupo I - sem qualquer preocupação com os sintomas de cio resultou 24 (54,54%) vacas gestantes e das outras 20, houve um retorno sincronizado de 70%. Grupo II - entre o 2o. e 8o. dia, exibiram cio e foram inseminadas 42 (95,45%) vacas e ficaram prenhes 15 (34,09%). Das 27 vacas que não enxertaram, 18 (66,66%) repetiram ciclo normal, confirmando os achados do grupo anterior. Grupo III - o índice de cio e inseminação atingiu 43 (97,72%) vacas, resultando 16 (36,36%) gestações e as demais, voltaram para o regime de monta natural. O índice de fertilidade entre os grupos estudados não foi estatisticamente significativo (P> 0,05).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.