Técnicas empregadas na ánalise de itens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1978v1n2p37Resumo
O objetivo último da análise de itens pode ser a obtenção de testes que meçam fidedignamente a aprendizagem de conteúdos de uma disciplina. Para isso, requer-se que os itens de um teste tenham poder discriminatório, separando os bons alunos dos alunos fracos. O item ideal é, portanto, aquele em que os bons alunos acertam e os alunos fracos erram. Testes compostos de itens com tal característica coroam de êxito o trabalho didático do professor. Este estudo procura demonstrar a aplicação de algumas técnicas de análise de itens, principalmente quanto aos índices de dificuldade e de discriminação. Foi realizada a análise de um teste real em toda a extensão necessária, de forma a expor e ensinar a aplicação das técnicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.