Análise dos efeitos da epigalocatequina-3-galato (EGCG) de Camellia sinensis (chá verde) em modelo de hepatotoxicidade química experimental induzida pela Dietilnitrosamina (DEN)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p215Palavras-chave:
Hepatotoxicidade, Dietilnitrosamina (DEN), Epigalocatequina-3-galato (EGCG), Lactato desidrogenase (LDH).Resumo
A Dietilnitrosamina (DEN), uma substância reconhecidamente hepatotóxica e carcinogênica, foi utilizada na indução da necrose hepática centrolobular em ratos isogênicos Lewis divididos em 5 grupos de 5 animais. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito quimiopreventivo da epigalocatequina-3-galato (EGCG), de Camellia sinensis (chá verde) no tratamento da hepatotoxicidade celular induzida pela DEN. Foi mensurada a concentração sérica da alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST) dos diferentes grupos experimentais. No ensaio bioquímico para AST e ALT, houve diferença significativa entre os valores médios do grupo controle (163±70,32) comparado ao grupo DEN (1631±1039,44), sugerindo que a DEN influencia na função hepática. Entretanto, não houve diferença significativa entre o grupo DEN e o tratado com epigalocatequina. A lactato desidrogenase (LDH) é considerada um marcador bioquímico comum para avaliação da progressão tumoral, e em relação ao LDH, as amostras não apresentaram diferenças significativas entre o grupo DEN (1385,5±43,13) e DEN + EGCG 150mg ou DEN + EGCG 200mg (1537,5±1010,45). Neste trabalho foi demonstrado que a epigalocatequina nas concentrações de 150 e 200 mg/Kg não induziram alterações hepáticas e também não foi possível verificar nenhuma quimioproteção pela EGCG em animais inicialmente tratados com DEN durante 24 horas. Sendo assim, novos experimentos com diferentes concentrações de EGCG são necessários para comprovar seu possível efeito quimioprotetor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.