PEEPIN: Uma nova maneira de ensinar e aprender

Autores

  • Alexandre Camassa Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Fregonese Universidade Estadual de Londrina.
  • Cláudio K. Kroda Universidade Estadual de Londrina
  • Elisangela Sermidi Universidade Estadual de Londrina.
  • Juliana A. Segre Universidade Estadual de Londrina.
  • Juliana S. Lombrigatte Universidade Estadual de Londrina
  • Júlio J. G. Pongelupe Universidade Estadual de Londrina.
  • Lana Lúcia Cardoso Universidade Estadual de Londrina
  • Ligiane Cristina Campos Universidade Estadual de Londrina.
  • Marcelo Eduardo Alfieri Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Rogério Hara Universidade Estadual de Londrina
  • Valkíria Helena Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Vander Matsumoto Universidade Estadual de Londrina
  • Eliane Cristina H. Moreira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-4459-2194
  • Hermann Iark Oberdiek Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

PEEPIN, Ensino e aprendizagem, Assistência primária à saúde, Creches, Desnutrição, Alimentação alternativa

Resumo

No Brasil, existem campanhas de organizações que procuram amparar e minimizar o caótico quadro social. Porém tais campanhas de ação pela cidadania infelizmente ainda não conscientizaram a população da forma que deveriam ser conscientizadas. E temos população à margem do desenvolvimento, com poucas possibilidades de trabalho, e, consequentemente, com menores possibilidades de alimentação necessária. Esta realidade foi sentida pelo grupo de alunos do Projeto PEEPIN- GIM 04 no ano de 1995, trabalhando com as famílias dos bairros da área de abrangência da UBS do Jardim Santiago, Londrina. Com o quadro que se apresentava foi realizado um estudo com as crianças dos bairros e com as crianças da creche do CAIC. Este estudo teve como objetivo um levantamento do grau de desnutrição das crianças para promover uma orientação às famílias e sugestões de alternativas de alimentação, porém mais do que desnutrição os alunos e instrutores do GIM 04 aprenderam sobre saúde básica e cidadania retratada no discurso de encerramento das atividades do Peepin 95.

Biografia do Autor

Alexandre Camassa, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Paula Fregonese, Universidade Estadual de Londrina.

Aluno do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Cláudio K. Kroda, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina.

Elisangela Sermidi, Universidade Estadual de Londrina.

Aluno do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina

Juliana A. Segre, Universidade Estadual de Londrina.

Aluno do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Juliana S. Lombrigatte, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina.

Júlio J. G. Pongelupe, Universidade Estadual de Londrina.

Aluno do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina.

Lana Lúcia Cardoso, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina.

Ligiane Cristina Campos, Universidade Estadual de Londrina.

Aluno do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina.

Marcelo Eduardo Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina.

Marcos Rogério Hara, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina.

Valkíria Helena Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrin

Vander Matsumoto, Universidade Estadual de Londrina

no do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina.

Eliane Cristina H. Moreira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina e Instrutora do PEEPIN.

Hermann Iark Oberdiek, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina e Instrutor do PEEPIN.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Camassa A, Fregonese AP, Kroda CK, Sermidi E, Segre JA, Lombrigatte JS, Pongelupe JJG, Cardoso LL, Campos LC, Alfieri ME, Hara MR, Gomes VH, Matsumoto V, Moreira ECH, Oberdiek HI. PEEPIN: Uma nova maneira de ensinar e aprender. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 28º de abril de 2024];17(1esp):14-7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45114

Edição

Seção

Artigos