Elaboração de programas de treinamento de força para crianças

Autores

  • Arli Ramos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Andrei Guilherme Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Sidiclei Risso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2003v24n1p85

Palavras-chave:

Treinamento com sobrecarga. Força muscular. Crianças.

Resumo

Um estilo de vida hipocinético tem aumentado entre crianças e adolescentes nos últimos anos, e isso faz com que os fatores de risco se apresentem mais facilmente, favorecendo o surgimento de doenças crônico-degenerativas já na infância. Logo, torna-se necessário a criação de programas de atividade física para essa faixa etária. O objetivo desse estudo é realizar uma revisão de literatura acerca dos fatores que se relacionam à montagem de um programa de treinamento com sobrecarga para crianças. Discutemse aspectos relacionados à atividade física na infância, gasto calórico, aptidão física relacionada à saúde, motivos que levam as crianças à praticar, ou desistir da atividade física, estabilidade da aptidão física na infância, aspectos fisiológicos e fatores de crescimento. Mais específicamente, são tratados os fatores que interferem na capacidade motora força, os mitos relacionados ao treinamento de força muscular em crianças, possíveis benefícios advindos dessa prática, fatores que devem ser levados em consideração no treinamento de força específico para crianças, supervisão do treinamento de força muscular em crianças, orientações para progressão do treinamento de força muscular em crianças, elaboração dos programas de treinamento de força muscular para crianças e adolescentes e discussão acerca dos testes de força. Quando devidamente supervisionado por especialistas, o treinamento específico e individualizado para crianças e adolescentes pode propiciar um ganho considerável de força muscular, e  contribuir favoravelmente para a promoção da saúde e qualidade de vida nessa faixa etária.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arli Ramos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

 

Professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e nos Cursos de Especialização em Treinamento Desportivo, Educação Física no Ensino Básico, Lazer e Hospitalidade.

Andrei Guilherme Lopes, Universidade Estadual de Londrina

 

Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Ginástica, Recreação e Dança do Centro de Educação Física e Desportos.

Sidiclei Risso, Universidade Estadual de Londrina

 

Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Oliveira AR de, Lopes AG, Risso S. Elaboração de programas de treinamento de força para crianças. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 30º de abril de 2024];24(1):85-96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3662

Edição

Seção

Artigos