A equipe de enfermagem de hospital escola público e os acidentes de trabalho com material biológico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2003v24n1p21Palavras-chave:
Acidentes de trabalho, Riscos biológicos, Hospitais, Enfermagem.Resumo
Notificações de acidentes de trabalho (ATs) são instrumentos de vigilância epidemiológica e avaliação da situação de saúde do trabalhador, dos riscos ocupacionais e dos processos de trabalho em que esses estão inseridos, possibilitando implementação de estratégias de promoção à sua saúde. Este estudo objetivou analisar os ATs com material biológico (ATMB) notificados entre trabalhadores de enfermagem de Hospital–Escola Público, no período de 1995 a 2000, estimar indicadores de risco e avaliar o impacto da implantação do Programa de ATMB na Instituição. A coleta de dados deu-se por meio das Comunicações de Acidentes de Trabalho e das Notificações de Acidentes de Trabalho com Material Biológico, documentos estes obtidos nos órgãos competentes da Instituição. Para a tabulação e análise estatística, foi utilizado o Programa Epi-Info e a Planilha Eletrônica Excel. Verificou-se que, dos 421 acidentes notificados, 53,4% (225) referiram-se a ATMB, com Coeficiente de Risco (CR) médio anual de 5,9 acidentes para cada 100 trabalhadores. Os auxiliares de enfermagem foram acometidos por 90,2% (203) dos ATMB notificados apresentando o maior CR médio anual, igual a 6,8. A parte do corpo mais atingida foram as mãos, com freqüência de 82,8% dos casos e CR médio anual de 4,9. As perfurações representaram o total de 70,7% (159) dos ATMB e mostraram CR médio anual de 4,2, associadas, principalmente, às tarefas de punções venosas. Em 11,6% (26) dos ATMB, houve exposição ocupacional a pacientes soropositivos para HIV. Verificou-se a necessidade de manutenção de ações de educação para os profissionais de enfermagem, bem como revisão dos processos de trabalho a que esses estão expostos, promovendo a prevenção de doenças ocupacionais graves como a AIDS e Hepatite B. Também, se observou a necessidade de orientação à equipe quanto à legislação vigente, para melhorar o fluxo das notificações para a maior segurança do trabalhador e conferindo-lhe o amparo legal necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.