O processo de reminiscências: um meio de integrar gerações; uma alternativa de promover saúde
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2003v24n1p3Palavras-chave:
Promoção da saúde, Integração entre gerações, Reminiscências.Resumo
O Brasil está evidenciando um rápido aumento da população idosa, porém o número de jovens na população ainda continua elevado. Esses dois grupos etários são, em geral, considerados improdutivos e consumidores de recursos. No entanto, jovens e idosos podem dar uma imensa contribuição à sociedade por meio de atividades de integração intergeracional, pouco exploradas no país. Em 1998 foi iniciado um projeto de integração entre gerações na Cidade de Ceilândia, Distrito Federal. As atividades tinham o propósito de promover o bem estar dos idosos, crianças e adolescentes, usando-se o processo de reminiscências como estratégia de integração. A finalidade deste estudo é avaliar o projeto de acordo com a opinião dos participantes e enfatizar a contribuição de jovens e idosos na promoção do bem estar individual e coletivo. De novembro de 1999 a abril de 2000 foi conduzida uma pesquisa qualitativa usando-se a técnica dos grupos focais. Seguindo-se um roteiro foram entrevistados, treze grupos de estudantes de 8 a 13 anos de idade, 3 grupos de idosos de 60 anos ou mais e um grupo de professoras, com o objetivo de avaliar atividades conjuntas entre jovens e idosos. Os resultados sugerem mudança de atitude dos alunos e professores em relação aos idosos e à velhice. Os idosos relataram melhora no estado de saúde. Para todos os grupos, os achados sugerem aprimoramento da convivência entre gerações. Os achados parecem indicar que atividades de integração entre gerações, usando-se o processo de reminiscências contribuem para fortalecer normas de solidariedade e a confiança mútua entre gerações, podendo ser uma alternativa de investimento no bem estar dos participantes. No entanto, estudos adicionais serão necessários para comprovar esses achados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.