O enfermeiro e a criança: a prática do brincar e do brinquedo terapêutico durante a hospitalização

Autores

  • Charlene da Silva Hospital Unimed - Joinville
  • Flávia Medeiros Schmidt Prefeitura Municipal de Joinville
  • Antônia Maria Grigol Faculdade IELUSC https://orcid.org/0000-0001-5898-2500
  • Lidiane Ferreira Schultz Faculdade IELUSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2020v41n1p95

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Cuidados de enfermagem, Profissionais de enfermagem.

Resumo

Objetivou-se identificar o conhecimento dos enfermeiros quanto à prática do brincar e do Brinquedo Terapêutico na hospitalização da criança. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 10 enfermeiros que atuam em um hospital público infantil no Norte de Santa Catarina, por meio de uma entrevista semiestruturada, no ano de 2018. Os dados foram analisados conforme o método da análise temática. Emergiram quatro categorias temáticas: o brincar e o enfermeiro; o brincar como parte do tratamento; o brincar em um ambiente favorável; a abordagem do enfermeiro e o uso do brinquedo/Brinquedo Terapêutico. Os resultados mostram que os enfermeiros reconhecem a importância do brincar durante a hospitalização da criança, considerado uma forma de aproximação com o infante. Verifica-se também o desconhecimento dos enfermeiros em relação à tecnologia do uso do Brinquedo Terapêutico durante a hospitalização como uma ferramenta de cuidados da enfermagem. Ressalta-se a importância da abordagem deste conteúdo nos cursos de graduação em enfermagem, especialização e residência em enfermagem pediátrica e a realização de cursos de capacitação para os profissionais da prática assistencial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charlene da Silva, Hospital Unimed - Joinville

Graduação em enfermagem pela Faculdade IELUSC, Joinville, Santa Catarina e especialização em enfermagem em pediatria e cuidados intensivos neonatais pela Faculdade Pequeno Principe, Curitiba, Paraná

Flávia Medeiros Schmidt, Prefeitura Municipal de Joinville

Graduação em Enfermagem pelo Faculdade IELUSC, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Antônia Maria Grigol, Faculdade IELUSC

Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil. Docente Titular do Curso de Enfermagem do Faculdade IELUSC, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Lidiane Ferreira Schultz, Faculdade IELUSC

Doutoranda em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville, Joinville, Santa Catarina, Brasil. Docente Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Faculdade IELUSC, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Referências

1 Winnicott DW. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago; 1975.

2 Ribeiro CA, Almeida FA, Borba RI. A criança e o brinquedo no hospital. In: Almeida FA, Sabates AL, coordenadores. Enfermagem pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. São Paulo: Manole; 2008. p. 65-77.

3 Ribeiro CA, Borba RI, Rezende MA. O brinquedo na assistência à saúde da criança. In: Fujimori E, Ohara CV, organizadores. Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. São Paulo: Manole; 2009. p. 287-327.

4 Pontes JED, Tabet E, Folkmann MAS, Cunha MLR, Almeida FA. Therapeutic play: preparing the child for the vaccine. Einstein. 2015;13(2):238-42. doi: 10.1590/S1679-45082015AO2967
5 Yogman M, Garner A, Hutchinson J, Hirsh-Pasek K, Golinkoff RM. The power of play: a pediatric role in enhancing development in young children. Pediatr. 2018;142(3). doi:10.1542/peds.2018-2058

6 Sposito AMP, Santos JLF, Pfeifer LI. Validation of the revised knox preschool play scale for the brazilian population. Occup Ther Int. 2019. doi:10.1155/2019/6397425

7 Rocha PK, Caleffi CCF, Anders JC, Souza AIJ, Burciaga VB, Serapião LS. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016 [citado 2018 set 16];37(2):1-8. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/58131/37419

8 Li WHC, Chung OKJ. Enhancing the efficacy of psychoeducational interventions for paediatric patients in a randomised controlled trial: methodological considerations. J Clin Nurs [Internet]. 2009 [cited 2018 Oct 23];18(21):3013-21. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1365-2702.2009.02913.x

9 Silva RD, Austregésilo SC, Ithamar L, Lima LS. Therapeutic play to prepare children for invasive procedures: a systematic review. J Pediatr [Internet]. 2017 [cited 2018 Oct 25]; 93(1): 6-16. Available from: https://www.sciencedirect.com/sdfe/reader/pii/S0021755716300961/pdf

10 Barreto LMSC, Maia EBS, Depianti JRB, Melo LL, Ohara CVS, Ribeiro CA. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [citado 2018 jan 15];21(2):1-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n2/1414-8145-ean-21-02-e20170038.pdf

11 Fernandes MNF, Chaves FL, Nunes JT, Costa ACPJ. O brincar na percepção de enfermeiros em um Hospital Pediátrico do Maranhão. J Health Sci [Internet]. 2017 [citado 2018 jan 15];19(2):120-5. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/view/3553/3563

12 Oliveira CS, Maia EBS, Borba RIH, Ribeiro CA. Brinquedo terapêutico na assistência à criança: percepção de enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital universitário. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2015 [citado 2017 set 16];15(1):21-30. Disponível em: https://sobep.org.br/revista/images/stories/pdf-revista/vol15-n1/vol_15_n_2-artigo-de-pesquisa-3.pdf

13 Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (BR). Resolução 41, de 13 de outubro de 1995 [Internet]. 1995 [citado 2017 set 16]. Disponível em: http://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/unidades/promotorias/pdij/Legislacao%20e%20Jurisprudencia/Res_41_95_Conanda.pdf

14 Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução 546, de 9 de maio de 2017. Atualiza norma para utilização da técnica do brinquedo/brinquedo terapêutico pela equipe de enfermagem na assistência à criança hospitalizada [Internet]. 2017 [citado 2017 set 16]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o-546-17.pdf

15 Erickson FH. Reaction of children to hospital experience. Nurs Outlook [Internet]. 1958 [cited 2018 Oct 27];6(9):501-4. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/13578214

16 Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong Chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J [Internet]. 2014 [cited 2018 Oct 27];20(7):36-9. Available from: http://www.hkmj.org/system/files/hkm1406sp7p36.pdf

17 Freitas BHBM, Voltani SSAA. Brinquedo terapêutico em serviço de urgência e emergência pediátrica: revisão integrativa de literatura. Cogitare Enferm [Internet]. 2016 [citado 2018 out 27];21(1):1-8. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40728/27245

18 Fontes CMB, Oliveira ASS, Toso LA. Brinquedo terapêutico em unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017 [citado 2018 out 27]; 11(7): 2907-15. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9518/19200

19 Tsai YL, Tsai SC, Yen SH, Huang KL, Mu PF, Liou HC, et al. Efficacy of therapeutic play for pediatric brain tumor patients during external beam radiotherapy. Childs Nerv Syst [Internet]. 2013 [cited 2018 Oct 27];29(7):1123-9. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00381-013-2099-3

20 Paladino CM, Carvalho R, Almeida FA. Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [citado 2018 out 27];48(3):423-9. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/reeusp/article/view/84106/86970

21 He HG, Zhu L, Chan SW, Liam JL, Li HC, Ko SS, et al. Therapeutic play intervention on children’s perioperative anxiety, negative emotional manifestation and postoperative pain: a randomized controlled trial. J Adv Nurs [Internet]. 2015 [cited 2018 Oct 27]; 71(5): 1032-43. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/jan.12608

22 Oliveira CS, Maia EBS, Borba RIH, Ribeiro CA. Brinquedo terapêutico na assistência à criança: percepção de enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital universitário. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2015 [citado 2020 jan 25];15(1):21-30. Disponível em: https://sobep.org.br/revista/images/stories/pdf-revista/vol15-n1/vol_15_n_2-artigo-de-pesquisa-3.pdf

23 Costa DTL, Veríssimo MOR, Toriyama ATM, Sigaud CHS. O brincar na assistência de enfermagem à criança: revisão integrativa. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2016 [citado 2018 out 27];16(1):36-43. Disponível em: https://sobep.org.br/revista/images/stories/pdf-revista/vol16-n1/vol_16_n_1-artigo-de-revisao-1.pdf

24 Fernandes MNF; Chaves FL; Nunes JT; Costa ACPJ. O brincar na percepção de enfermeiros em um hospital pediátrico do Maranhão. J Health Sci [Internet]. 2017 [citado 2020 jan 25];19(2):120-5. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/JHealthSci/article/view/3553/3563. doi: 10.17921/2447-8938.2017v19n2p120-125

25 Nascimento LCN, Souza TV, Oliveira ICS, Moraes JRMM, Aguiar RCB, Silva LF. Saturação teórica em pesquisa qualitativa: relato de experiência na entrevista com escolares. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [citado 2019 jan 9];71(1):228-33. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71n1/pt_0034-7167-reben-71-01-0228.pdf. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0616

26 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec; 2013.

27 Ministério da Saúde (BR). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012 [Internet]. 2012 [citado 2017 set 16]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

28 Santos DR, Bonfim CMS, Mazza VA, Wall ML, Mercês NNA. Processo de brincar da criança hospitalizada guiado pelo modelo lúdico. Cogitare Enferm [Internet]. 2014 [citado 2018 out 27];19(3):617-20. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/36669/23261

29 Presidência da República (BR). Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação [Internet]. 2005 [citado 2017 set 16]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htm

30 Marques DKA, Silva KLB, Cruz DSM, Souza IVB. Benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico: visão dos enfermeiros de um hospital infantil. Arq Ciênc Saúde [Internet]. 2015 [citado 2018 set 15]; 22(3): 64-8. Disponível em: http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/240/102

31 Lucietto GC, Lima LTS, Gleriano JS, Justi J, Silva RA, Borges AP. Brinquedoteca como ferramenta auxiliar no cuidado hospitalar: percepção de profissionais de enfermagem. Rev Saúde Desenvolv [Internet]. 2018 [citado 2018 set 16];12(10):88-103. Disponível em: https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/870/517

Downloads

Publicado

2020-05-06

Como Citar

1.
Silva C da, Schmidt FM, Grigol AM, Schultz LF. O enfermeiro e a criança: a prática do brincar e do brinquedo terapêutico durante a hospitalização. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de maio de 2020 [citado 27º de abril de 2024];41(1):95-106. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/36359

Edição

Seção

Artigos