Avaliação Dimensional de Troquéis de Gesso Obtidos de Moldes de Hidrocolóide Irreversível após Desinfecção
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p3Palavras-chave:
Avaliação dimensional, Molde, Desinfecção.Resumo
Nos procedimentos de moldagens, rotineiramente executados em Odontologia, os materiais entram em contacto com fluidos bucais, como: sangue, saliva, exudatos e outros que podem conter microorganismos patogênicos e, pelos moldes, podem transmitir doenças infecto-contagiosas como: herpes, hepatite, tuberculose, AIDS, dentre outras. O tratamento por imersão desses moldes em substâncias químicas, tem sido adotado no sentido de promover a desinfecção dos mesmos. Este trabalho avaliou a alteração dimensional de troquéis de gesso obtidos de moldes de hidrocolóide irreversível (alginato), após desinfecção. Utilizou-se, para isso, um dispositivo de moldagem que contém um troquel-padrão metálico, representando um dente preparado para receber uma coroa. Após a obtenção dos moldes, os mesmos foram imersos em água deionizada e solução de glutaraldeido a 2% por 30 minutos. Um grupo que serviu de controle não foi imerso, sendo o mesmo vazado em gesso especial tipo IV (Durone), imediatamente após a sua obtenção. Foi utilizada uma coroa padrão metálica que se adaptava aos referidos troquéis de gesso, para a avaliação dimensional dos mesmos. Esse conjunto, troquel de gesso mais coroa-padrão foi levado para leitura em um microscópio de profundidade. Os dados obtidos dessa mensuração foram submetidos a análise estatística, e os resultados demonstraram não haver diferença estatisticamente significante entre os grupos estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.