Determinação dos diagnósticos de depressão, tentativa de suicídio, gravidez, vírus da imunodeficiência humana (HIV) e doenças sexualmente transmissíveis (DST) em adolescentes e adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2005v26n2p109Palavras-chave:
Adolescência, Gravidez, Depressão, Tentativa de suicídio, Doenças Sexualmente Transmissíveis.Resumo
O objetivo deste trabalho foi determinar a freqüência dos diagnósticos de Depressão, Tentativas de Suicídio, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e Gravidez; coletados de 2523 prontuários de adolescentes nas idades de 10 a 16 anos e de 17 a 25 anos, atendidos no Hospital Universitário (HU/UEL). De 10 a 16 anos, os diagnósticos e identidade de gênero foram: Depressão (6 feminino, 8 masculino), tentativas de suicídio (2 feminino, 2 masculino), HIV (2 feminino, 1 masculino), DST (8 feminino, 1 masculino), Gravidez (n=227). Nas idades de 17 a 25 anos os diagnósticos e a identidade de gênero foram: Depressão (46 feminino, 7 masculino), tentativas de suicídio (11 feminino, 2 masculino), DST (90 feminino, 22 masculino), HIV (19 feminino, 9 masculino) e gravidez (n=2074). Os resultados sugerem o aumento na freqüência dos diagnósticos estudados nas idades de 17 a 25 anos. As condutas de risco iniciaram-se precocemente, por volta de 10 a 16 anos. Sugerem-se intervenções que privilegiem o aumento da auto-estima e dêem atenção em prevenção pela educação e detecção precoce, que antecede o ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.