Construtivismo, pluralismo metodológico e formação de professores para o ensino de ciências naturais

Autores

  • Marcelo de Carvalho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2005v26n2p83

Palavras-chave:

Educação Científica, Construtivismo, Pluralismo Metodológico, Formação de Professores.

Resumo

Com base em renomados autores da área de educação científica, este trabalho procura mostrar que o ideário construtivista não é uma unanimidade no ensino de Ciências Naturais, nos âmbitos epistemológico e ontológico. Assim sendo, definiu-se como problema a ser investigado a seguinte questão: as críticas feitas pelos autores de educação científica aos pressupostos epistemológicos e ontológicos construtivistas, e às suas conseqüências pedagógicas, seria um indicador de que o conhecimento para o ensino de ciências naturais está propenso a ser oriundo não apenas de estratégias centradas no aluno, mas, sim, de um pluralismo metodológico? No sentido de dar uma resposta ao problema, traçaram-se os seguintes objetivos: 1) levantar, analisar e complementar as objeções feitas por vários autores ao construtivismo em educação científica, no campo da epistemologia, ontologia e pedagogia e, 2) de posse dessas críticas, e como conseqüência delas, propor o “pluralismo metodológico” para o ensino das ciências, tomando por base aspectos do “anarquismo epistemológico” de Paul Feyerabend. O procedimento metodológico do trabalho consistiu em: realizar uma busca dos documentos disponíveis na literatura, principalmente livros e artigos científicos e de posse desses materiais, fazer uma reflexão teórica a fim de alcançar os objetivos propostos. Como resultado fica a recomendação de uma educação científica e, principalmente, dos métodos de ensino a ela associados, não-fixos a sistemas rígidos e limitados, mas que estejam abertos à crítica e a todas as novas descobertas e experiências inovadoras da área.

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Biografia do Autor

Marcelo de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

 

Professor Assistente do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2005-12-15

Como Citar

1.
Carvalho M de. Construtivismo, pluralismo metodológico e formação de professores para o ensino de ciências naturais. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2005 [citado 4º de novembro de 2024];26(2):83-94. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3556

Edição

Seção

Artigos