Análise da mobilidade lombar e influência da terapia manual e cinesioterapia na lombalgia

Autores

  • Josyane Ulian Briganó Universidade Estadual de Londrina
  • Christiane de Souza Guerino Macedo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2005v26n2p75

Palavras-chave:

Lombalgia, Mobilidade, Dor.

Resumo

 

Este trabalho objetiva comparar os efeitos da terapia manual e cinesioterapia em pacientes com lombalgia, bem como a mobilidade lombar de indivíduos com e sem dor nesta região. Para evidenciar os efeitos da terapia manual e cinesioterapia, utilizou-se uma amostra de conveniência composta por 25 indivíduos com idade entre 18 - 65 anos, diagnóstico clínico de lombalgia crônica; foram excluídos os pacientes com cirurgias lombares, doenças reumáticas, fraturas e submetidos a outro tratamento clínico. Estes submeteram-se a avaliação da dor pela Escala Visual Analógica (EVA), da mobilidade lombar pelo teste de Shöber e ao tratamento composto por 30 sessões de fisioterapia (terapia manual e cinesioterapia), posteriormente foram reavaliados somente pela escala de dor. Para a análise da mobilidade lombar pelo teste de Schöber, estabeleceu-se um grupo controle, de mesma idade e gênero, com 25 indivíduos assintomáticos. Analisou-se estatisticamente o resultado da EVA dos indivíduos com lombalgia, antes e após o tratamento, pelo teste de Wilcoxon Signed Ranks Test. Para evidenciar a diferença de mobilidade lombar entre indivíduos com lombalgia e assintomáticos, aplicou-se o teste “t” de Student para amostras não pareadas. A significância estatística estipulada foi em 5% (p<0,05). Como resultado, foi encontrada diferença estatisticamente significante na comparação da EVA antes e após o tratamento fisioterápico (p< 0,05) e também para a mobilidade da coluna lombar em indivíduos sintomáticos e assintomáticos (p<0,05). Concluiu-se que a cinesioterapia e a terapia manual têm influencia significativa na melhora da lombalgia e que a mobilidade lombar é diminuída quando comparada a indivíduos assintomáticos.

Biografia do Autor

Josyane Ulian Briganó, Universidade Estadual de Londrina

Aluna estagiária do 4º ano de Fisioterapia – UEL; Bolsista IC/UEL do Projeto: Tratamento Fisioterápico para Lombalgia (9091/01).

Christiane de Souza Guerino Macedo, Universidade Estadual de Londrina

 

Docente do Departamento de Fisioterapia da UEL; Mestre em Biodinâmica do movimento humano pela USP

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

1.
Briganó JU, Macedo C de SG. Análise da mobilidade lombar e influência da terapia manual e cinesioterapia na lombalgia. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2005 [citado 3º de julho de 2024];26(2):75-82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3555

Edição

Seção

Artigos