Estudo do rDNA 5S nos cromossomos de Ancistrus sp. (Siluriformes:Loricariidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp162Palavras-chave:
Citogenética, DNA repetitivo, FISHResumo
O gênero Ancistrus apresenta uma grande variação cariotípica, tanto em relação ao número diplóide que varia de 2n=42 a 2n=54, quanto em relação a morfologia dos cromossomos. O grupo também é caracterizado por apresentar heteromorfismo no tamanho da região organizadora de nucléolo (NOR), bem como grandes segmentos heterocromáticos evidenciados pelo bandamento C, o que faz com que o gênero se torne um importante modelo para o estudo de sequências repetitivas. O rDNA 5S é uma sequência importante para o genoma uma vez que é essencial para a síntese proteica, e também está relacionada com regiões frágeis no genoma (hotspots) em alguns organismos, podendo dessa forma atuar como marcador molecular de processos de rearranjos cromossômicos. Tendo isso em vista o presente trabalho teve como objetivo isolar sequências de rDNA 5S e realizar o mapeamento destes segmentos nos cromossomos de uma espécie de Ancistrus sp. proveniente do Córrego Tamanduá, Bacia do Rio Paraguai, com número diplóide 2n=42 cromossomos. Os fragmentos de rDNA 5S foram amplificados via PCR, e como resultado foram observadas duas bandas, uma de aproximadamente 300 e outra de 100 pares de base. As bandas de menor tamanho foram extraídas do gel, clonadas e utilizadas separadamente como sondas na técnica de FISH. Foram observados grandes blocos de marcação em três cromossomos submetacêntricos distintos, sendo duas delas localizadas nos braços longos e uma nos braços curtos. A presença dessas grandes marcações em cromossomos distintos pode estar indicando uma possível associação da sequência do rDNA 5S com outros elementos de repetição nessa espécie, o que resulta no grande acúmulo deste segmento nos cromossomos estudados. Para melhor compreensão da organização destas sequências no genoma desta espécie, são necessários mais estudos em outras populações, bem como o sequenciamento do fragmento isolado, o que será feito na próxima etapa do trabalho.
Apoio financeiro: FAPESPDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.