Estudos citogenéticos em espécies neotropicais do Clado Spermacoce (Tribo Spermacoceae, Rubiaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp164Palavras-chave:
Bandamento CMA/DAPI, Número básico, PsyllocarpusResumo
Spermacoce s.s. ou Clado Spermacoce possui distribuição quase inteiramente restrita à região neotropical, compreendendo plantas frequentemente herbáceas. Análises cromossômicas não são muito frequentes no grupo, dado o nível de endemismo das espécies, muitas vezes, pouco estudadas até mesmo taxonomicamente. Este trabalho objetivou investigar características cromossômicas de algumas espécies do Clado Spermacoce que ainda não possuem dados citogenéticos, a fim de preencher lacunas de conhecimento nos gêneros e poder compreender melhor os processos de evolução cromossômica do grupo. Foram coletadas nos campos rupestres da Serra do Espinhaço, sementes de quatro espécies (Hexassepalum teres (Walter) J.H.Kirkbr., Psyllocarpus asparagoides Mart. ex Mart. & Zucc., P. laricoides Mart. ex Mart. & Zucc. e Staelia domingosii R.M.Salas & E.L.Cabral) que foram germinadas em condições ideais; as radículas emergidas foram pré-tratadas com antimitótico 8-Hq e armazenadas. As lâminas foram feitas pelo método de esmagamento de raiz, após digestão enzimática, em seguida foram coradas pela técnica de CMA/DAPI e observadas em microscópio de fluorescência. Todas as espécies apresentaram 2n=28 e o bandamento CMA/DAPI indicou a presença de pelo menos um par de bandas CMA+/DAPI-. As contagens e o bandamento são inéditos para os gêneros e as espécies. O número 2n=28 já foi relatado para outras espécies do grupo e parece ser comum, porém outros números também já foram relatados. Nossas contagens corroboram o número básico x=14 já proposto para o clado. A quantidade de bandas positivas de CMA parece ser constante nas espécies estudadas, não podendo ser feitas maiores inferências devido a inexistência de dados de bandamento no clado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.