Investigação citogenética de translocação envolvendo os cromossomos 1 e 18 de pacientes com relato de aborto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp191Palavras-chave:
Cariótipo, translocação, Abortamento espontâneo.Resumo
As anomalias cromossômicas constituem uma proporção significativa das doenças genéticas, responsáveis por grande parte das malformações congênitas múltiplas e deficiências intelectuais, abortos espontâneos, além de desempenhar um importante papel na patogenia do câncer. Estas anomalias podem ser numéricas ou estruturais. Os rearranjos estruturais resultam da quebra, recombinação ou troca cromossômica, seguida de reconstituição em uma combinação anormal. São classificados como: balanceados, se o genoma possui o complemento normal de material cromossômico; ou desbalanceados, quando existe material adicional ou ausente. Este trabalho teve como objetivo realizar a investigação citogenética de um casal com relato de aborto espontâneo, em função de trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards), para melhor definição do diagnóstico. O cariótipo da paciente, obtido após cultura temporária de linfócitos e análise por bandamento G, revelou uma translocação aparentemente balanceada, envolvendo o braço longo dos cromossomos 1 e 18, [46, XX,t(1;18)(q43;q21)]. Foi observado cariótipo normal do seu esposo e o cariótipo da filha do casal evidenciou a mesma translocação, aparentemente balanceada, da mãe. O estudo citogenético dos pais da paciente, evidenciou o seguinte cariótipo: a mãe com a mesma translocação aparentemente balanceada e o pai apresentou cariótipo normal. Foram estudados os demais membros da família. De acordo com a literatura, os rearranjos cromossômicos balanceados podem representar um risco aumentado de surgimento de alterações citogenéticas às gerações subsequentes, porque os portadores são mais suscetíveis a produzir uma frequência significativa de gametas desbalanceados e, portanto, têm um risco aumentado de ter uma prole anormal com cariótipos desbalanceados. Salientamos desta forma a importância da pesquisa do heredograma e estudo citogenético para definição do diagnóstico familial e aconselhamento genético preciso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.