Formação de micronúcleos, micrócitos e políades em um híbrido interespecífico sexual de Brachiairia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp176Palavras-chave:
Meiose, Microsporogênese, PoliploidiaResumo
Cultivares do gênero Brachiaria são plantadas em 90% da área de pastagens tropicais cultivadas do Brasil, cobrindo cerca de 100 milhões de hectares. A necessidade de diversificação de pastagens, devido à monocultura, e a intensificação na produção de gado de corte e sementes demanda novas cultivares no mercado. Neste sentido, o programa de melhoramento da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS) tem investido recursos no desenvolvimento de novas cultivares com desempenho e potencial agronômico desejáveis e que apresentem os genes para características de interesse. A hibridação interespecífica é possível neste gênero, mas é complexa devido à apomixia e à poliploidia. A apomixia é pseudogâmica e a poliploidia é altamente correlacionada com anormalidades meióticas. Estas anormalidades podem levar a uma baixa produção de sementes férteis, fator que compromete severamente sua utilização do híbrido como nova cultivar. O presente estudo teve como objetivo auxiliar o programa de melhoramento genético de Brachiaria através da análise do comportamento cromossômico durante a gametogênese (microsporogênese e mercado. Neste sentido, o programa de melhoramento da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS) tem investido recursos no desenvolvimento de novas cultivares com desempenho e potencial agronômico desejáveis e que apresentem os genes para características de interesse. A hibridação interespecífica é possível neste gênero, mas é complexa devido à apomixia e à poliploidia. A apomixia é pseudogâmica e a poliploidia é altamente correlacionada com anormalidades meióticas. Estas anormalidades podem levar a uma baixa produção de sementes férteis, fator que compromete severamente sua utilização do híbrido como nova cultivar. O presente estudo teve como objetivo auxiliar o programa de melhoramento genético de Brachiaria através da análise do comportamento cromossômico durante a gametogênese (microsporogênese e eliminação micronúcleos em micrócitos e a formação de pêntades e héxades ao final da meiose II. Estas anormalidades acabaram resultando em micrósporos com quantidade desbalanceada de material genético e, consequentemente, na formação de grãos de pólen inviáveis. A inviabilidade polínica pode acarretar em baixa produção de sementes e limitar o sucesso da hibridação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.