Análise da atividade proliferativa celular de 108 casoas de Leucoplasia bucal, por meio da impregnação tecidual por prata (Ag-NOR)

Autores

  • Carmen Silvia Busin Universidade de Passo Fundo, RS
  • Bernardo Zoehler Universidade de Passo Fundo, RS
  • Jéssica Favaretto de Camargo Universidade de Passo Fundo, RS
  • Sara Schmitz Nhoato Universidade de Passo Fundo, RS
  • Marcelo Macedo Crivelini Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP
  • João Paulo De Carli Universidade de Passo Fundo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp82

Palavras-chave:

Lesão cancerizável, Proliferação de células, Diagnóstico

Resumo

Define-se leucoplasia como a lesão cancerizável mais frequente na mucosa bucal. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento epidemiológico das leucoplasias bucais registradas no Serviço de Diagnóstico Histopatológico da Universidade de Passo Fundo (SDH/UPF) e Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, entre 1991 e 2015, aplicando a tais casos o método de impregnação tecidual por prata (Ag-NOR) a fim de verificar sua atividade proliferativa celular. O trabalho foi aprovado pelo CEP/UPF (172/2011) e consiste num estudo epidemiológico-histoquímico transversal. Cortes histológicos de tais casos foram impregnados pela prata (método Ag-NOR). As lâminas foram fotografadas em imersão, tendo sido capturadas microfotografias de 100 células de cada caso. Os resultados foram comparados levando em consideração as diferentes características clínicas dos casos de leucoplasia. Até o momento, foram levantados 108 casos. A faixa etária prevalente foi de 61 a 80 anos (44 casos- 40,74%), 58 pacientes eram homens (53,7%) e os pacientes brancos predominaram (82 casos-75,93%). Quanto aos hábitos deletérios, o fumo foi relatado em 31 casos (27,92%). Ao se comparar o número médio de NORs de leucoplasia com diferentes características clínicas, notou-se não haver relação significativa (p > 0,05). Esse estudo revelou que a leucoplasia acomete principalmente homens acima dos 60 anos, brancos e tabagistas. Nos 108 casos estudados notou-se que a atividade proliferativa das lesões não está relacionada às suas características clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Silvia Busin, Universidade de Passo Fundo, RS

Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Bernardo Zoehler, Universidade de Passo Fundo, RS

Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Jéssica Favaretto de Camargo, Universidade de Passo Fundo, RS

Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Sara Schmitz Nhoato, Universidade de Passo Fundo, RS

Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Marcelo Macedo Crivelini, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP

Universidade Estadual Paulista, Campus Araçatuba, SP

João Paulo De Carli, Universidade de Passo Fundo, RS

Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

1.
Busin CS, Zoehler B, Camargo JF de, Nhoato SS, Crivelini MM, De Carli JP. Análise da atividade proliferativa celular de 108 casoas de Leucoplasia bucal, por meio da impregnação tecidual por prata (Ag-NOR). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 16º de fevereiro de 2018 [citado 26º de dezembro de 2024];38(1supl):82. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/29353