Citogenética comparativa de quatro espécies do gênero Pipa (Anura, Pipidae): uma primeira aproximação de dados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp127Palavras-chave:
Pipa, Cariótipo, Variação numérica, Evolução cromossômicaResumo
O gênero Pipa é endêmico da região Neotropical e constituído por sete espécies, cujas relações filogenéticas intragenéricas ainda são controversas, de tal forma que a análise integrada de evidências morfológicas, ontogenéticas e citogenéticas pode contribuir no entendimento dessas relações. Nesse trabalho, analisamos comparativamente o cariótipo de quatro espécies: P. parva, P. arrabali, P. pipa e P. carvalhoi. O cariótipo de P. arrabali e P. carvalhoi apresentou 2n=20 cromossomos com fórmula cariotípica 4M+6SM+6ST+4T (FN=36). O cariótipo de P. pipa possui 2n=22 e fórmula cariotípica 6M+2ST+14T (FN=30), enquanto que P. parva apresenta 2n=30 cromossomos, constituído exclusivamente por pares telocêntricos (FN=30). O padrão de bandamento C revelou blocos de heterocromatina centromérica em todos os cromossomos do cariótipo das quatro espécies, além de blocos de heterocromatina localizados na região pericentromérica dos braços longos dos homólogos do par 1 e na região intersticial dos braços longos dos homólogos do par 4 em P. carvalhoi. As NORs foram detectadas na região subterminal de 9q em P. carvalhoi e na região pericentromérica do 9q em P. arrabali. Já em P. pipa e em P. parva, a NOR foi detectada na região subterminal dos homólogos do par 2. O mapeamento desses dados na filogenia do grupo revela uma redução no número diploide, concomitante à redução do número de pares telocêntricos e aumento de pares submetacêntricos/subtelocêntricos. Entre os cariótipos das espécies portadoras de 2n=20 e 22 é possível sugerir homologia entre os quatro primeiros pares cromossômicos. A adição de novos marcadores citogenéticos permitirão um melhor reconhecimento de homeologias cromossômicas, permitindo uma melhor compreensão dos complexos mecanismos envolvidos na diversificação cariotípica em Pipa.
Agência Financiadora: FAPESPDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.