Caracterização Citogenética de Espécies da Subfamília Characinae (Characiformes, Characidae) Pertencentes à Bacia do Rio Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp114Palavras-chave:
Cariótipo, Galeocharax, CynopotamusResumo
EEntre os membros da ordem Characiformes, a família Characidae é uma das mais complexas, sendo composta de um grande número de espécies. Uma das subunidades desta família é a subfamília Characinae, composta por doze gêneros e 73 espécies, conhecidos popularmente como peixes-cigarras, peixes-cachorra, dentudos entre outros, sendo de distribuição amplamente pela região Neotropical. Estudos citogenéticos em alguns integrantes da subfamília Characinae (Cynopotamus kincaidi, Roeboides bonariensis, e Galeocharax humeralis) indicam um 2n=52 com predomínio de um sistema de NORs simples. Com o objetivo de ampliar os dados citogenéticos para esta subfamília foram analisados exemplares de Galeocharax humeralis e Cynopotamus kincaidi provenientes do Rio Miranda-Corumbá/MS, utilizando coloração convencional, impregnação por nitrato de prata, detecção de heterocromatina e coloração com fluorocromos base-específicos (CMA3 DAPI). Os exemplares de G. humeralis e C. kincaidi analisados apresentaram número diploide 2n=52 e fórmula cariotípica: 8m + 22sm + 22 st-a e 8m + 20sm + 24 st-a respectivamente. C. kincaidi apresentou um sistema de RON simples enquanto que os exemplares de G. humeralis apresentaram um sistema de RON múltiplos. O bandeamento C revelou marcações pericentroméricas em cromossomos sm e st-a em G. humeralis e em regiões pericentroméricas, terminais e intersticiais de cromossomos sm e st-a em C. kincaidi. Em G. humeralis os fluorocromos revelaram marcações CMA3+ nas regiões terminais de alguns cromossomos, enquanto que as marcações DAPI+ apresentaram localização coincidente com a dos blocos heterocromáticos. Em C. kincaidi, foram observados três pares com marcações CMA3+, sendo dois pares localizados na região terminal do braço longo e um par na região terminal do baço curto. Marcações DAPI+ foram localizadas nas regiões terminais do braço longo de poucos cromossomos, sendo possível constatar que em C. kincaidi apresenta heterocromatina rica em bases GC e outras em AT. Os resultados obtidos mostram que G. humeralis e C. kincaidi compartilham padrões citogenéticos semelhantes ao observados com outras espécies da subfamília Characinae, confirmando sua classificação baseada em traços morfológicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.