Relações cariotípicas e conteúdo de DNA entre espécies e híbridos interespecíficos de Passiflora L.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp47Palavras-chave:
Relações cariotípicas, Conteúdo de DNA, Passiflora L.Resumo
Citologicamente, as espécies de Passiflora com número cromossômico conhecido podem ser divididas em três grupos: 2n=12, 24, 36; 2n=18, 72 e 2n=20. O número cromossômico básico proposto para o gênero é x=6, sendo x=9 e x=10 considerados números básicos secundários. Por outro lado, Passiflora apresenta uma variação no conteúdo de DNA nuclear entre o maior e o menor genoma conhecidos de cerca de 10x, com valores 1C variando de 0,212 pg em P. organensis a 2,68 pg em P. quadrangularis, o que representa um alto grau de diversidade intragenérica. No presente trabalho relata-se o padrão de bandas CMA3/DAPI, a distribuição dos sítios de DNAr 45S e o conteúdo de DNA (2C) em espécies e híbridos interespecíficos de Passiflora do grupo com x=9. Preparações citológicas foram submetidas à análise convencional, dupla coloração com os fluorocromos CMA3/DAPI e FISH utilizando sonda de DNAr 45S e 5S. O conteúdo de DNA foi estimado por citometria de fluxo. Os resultados mostraram 2n=18 cromossomos para as espécies e híbridos interespecíficos analisados e dois ou três pares de sítios de DNAr 45S, estando esses últimos co-localizados com as bandas CMA3+/DAPI-. Os valores 2C estimados foram 3,45 ± 0,03 pg em P. edulis, 3,59 ± 0,09 pg em P. laurifolia, e 2,60 ± 0,06 pg em P. lutzelburgii. Nos híbridos, foi observado 2C = 3,86 ± 0,08 pg para P. laurifolia x P. edulis e 3,24 ± 0,05 pg para P. laurifolia x P. luetzelburgii, valores 10% e 5%, respectivamente, maiores que o esperado. Este é o primeiro registro de contagem cromossômica, caracterização citogenética e de conteúdo de DNA para a espécie P. luetzelburgii, cujos dados mostraram os menores valores para o comprimento dos cromossomos, corroborado pelo menor valor 2C entre as espécies com 2n=18. O número e a posição terminal das bandas heterocromáticas e sítios de DNAr 45S mostraram-se bastante conservadas, sendo a origem híbrida suportada cariologicamente mediante relação com os parentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.