Estabelecimento e caracterização molecular de culturas celulares de câncer de pênis: Como análise em larga escala podem auxiliar na identificação de novas estratégias terapêuticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp33Palavras-chave:
Câncer de pênis, Marcadores moleculares, Análises globaisResumo
O câncer de pênis (CaPe) apresenta distribuição geográfica disntinta sendo uma doença rara em países desenvolvidos e altamente frequente em países pobres e em desenvolvimento, como o Brasil. Apesar do seu comportamento imprevisível e tratamento agressivo, há um número muito limitado de dados sobre os mecanismos moleculares e epigenéticos envolvidos na doença. Nosso grupo tem utilizado estudos em larga escala (perfil de metilação do DNA, expressão de transcritos, miRNA e alterações genômicas) em CaPe, com o objetivo de caracterizar as alterações moleculares neste tipo tumoral assim como identificar marcadores moleculares envolvidos no desenvolvimento e progressão da doença. Nós também estabelecemos 5 linhagens celulares de CaPe e por metodologias de análises globais nós verificamos se as linhagens celulares recapitulam o tumor original. O uso de metodologias de análises globais é a principal etapa para a descoberta de marcadores que possam contribuir para o entendimento dos mecanismos genéticos e epigenéticos envolvidos no CaPe. Os resultados provenientes dessas análises forneceu subsídios para o teste de terapias alvo específicas e análises funcionais, abrindo novas estratégias de tratamento para CaPe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.