Citogenética e citogenômica na avaliação de produtos naturais
Palavras-chave:
Quimioprevenção, Toxicogenética, Luteína, Clorofila bResumo
As alterações cromossômicas desempenham papel importante em diferentes distúrbios como doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e principalmente o câncer. A citogenética e a citogenômica são parte integrante da atual medicina genômica que atua principalmente no diagnóstico e prognóstico dessas doenças. As alterações cromossômicas podem resultar em desregulação da expressão gênica e/ou proteica e alterarem de forma significativa o metabolismo celular. Essas alterações podem ser herdadas ou induzidas por exposição ambiental a xenobióticos, compostos da dieta, medicamentos entre outros. Nesse sentido, a mutagênese emprega ferramentas da citogenética e citogenômica tanto para avaliar se um composto pode apresentar ou não efeitos mutagênicos, quanto para averiguar a capacidade do mesmo em prevenir danos do DNA induzidos por conhecidos agentes mutagênicos. Neste caso, dizemos que um composto é capaz de atual na quimioprevenção, prevenindo ou retardando a ocorrência da lesão. Podemos ainda utilizar compostos com atividade quimioterápica para eliminar células que carregam alterações genéticas, evitando que as mesmas proliferem perpetuando as lesões. Diferentes produtos naturais vêm sendo investigados a fim de atuarem nesses diferentes níveis de quimioprevenção, entre eles, compostos da dieta e extratos vegetais. Entre os componentes da dieta que têm apresentado resultados promissores na quimioprevenção estão a luteína e a clorofila b. Uma gama de extratos vegetais vem sendo avaliada e, nessa área, o Projeto Biota, financiado pela FAPESP têm colaborado de forma bastante significativa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.