Herbivoria floral em Chamaecrista trachycarpa (Vog.) H.S. Irwin & Barneby, em uma área de campo natural (Telêmaco Borba, Pr, Brasil)

Autores

  • Vinicius Messas Cotarelli Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Odete Santos Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p91

Palavras-chave:

Chamaecrista, Chrysomelidae, Curculionidae, Herbivoria floral, Leguminosae.

Resumo

O gênero Chamaecrista Moench está incluído na família Leguminosae, subfamília Caesalpinoideae, tribo Cassieae. Estudos sobre herbivoria e ovoposição de insetos em frutos deste gênero, ou em gêneros da mesma tribo, demonstram interações com insetos da ordem Coleoptera, mais especificamente dos bruquíneos, mas a herbivoria floral é pouco estudada. O objetivo do trabalho foi verificar a presença de herbivoria floral e indicar os potenciais herbívoros de Chamaecrista trachycarpa (Vog.) H.S.Irwin & Barneby. O experimento foi realizado em uma área de campo natural do Parque Ecológico da Klabin, em Telêmaco Borba, PR, região caracterizada pela transição entre a floresta estacional semidecidual e a ombrófila mista. Foram coletadas três inflorescências, de 15 plantas aleatoriamente, no período da manhã e no da tarde, durante três dias de março de 2008. Foram coletadas 2156 flores, 38,5% das quais apresentavam algum sinal de herbivoria. O número total de insetos coletados foi 157, e a maioria foi coletada no período da tarde. Os coleópteros representaram 146 e os demais foram representados por formigas e formas jovens de hemípteros. A família mais representativa foi Chrysomelidae (Eumolpinae), com 124 insetos coletados, seguido por 22 Curculionidae pertencentes principalmente a subfamília Eumolpinae. Esses podem ser indicados como os principais herbívoros de Chamaecrista.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Messas Cotarelli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR.

Ana Odete Santos Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

1.
Cotarelli VM, Vieira AOS. Herbivoria floral em Chamaecrista trachycarpa (Vog.) H.S. Irwin & Barneby, em uma área de campo natural (Telêmaco Borba, Pr, Brasil). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2009 [citado 27º de abril de 2024];30(1):91-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2905

Edição

Seção

Artigos