Herbivoria floral em Chamaecrista trachycarpa (Vog.) H.S. Irwin & Barneby, em uma área de campo natural (Telêmaco Borba, Pr, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p91Palavras-chave:
Chamaecrista, Chrysomelidae, Curculionidae, Herbivoria floral, Leguminosae.Resumo
O gênero Chamaecrista Moench está incluído na família Leguminosae, subfamília Caesalpinoideae, tribo Cassieae. Estudos sobre herbivoria e ovoposição de insetos em frutos deste gênero, ou em gêneros da mesma tribo, demonstram interações com insetos da ordem Coleoptera, mais especificamente dos bruquíneos, mas a herbivoria floral é pouco estudada. O objetivo do trabalho foi verificar a presença de herbivoria floral e indicar os potenciais herbívoros de Chamaecrista trachycarpa (Vog.) H.S.Irwin & Barneby. O experimento foi realizado em uma área de campo natural do Parque Ecológico da Klabin, em Telêmaco Borba, PR, região caracterizada pela transição entre a floresta estacional semidecidual e a ombrófila mista. Foram coletadas três inflorescências, de 15 plantas aleatoriamente, no período da manhã e no da tarde, durante três dias de março de 2008. Foram coletadas 2156 flores, 38,5% das quais apresentavam algum sinal de herbivoria. O número total de insetos coletados foi 157, e a maioria foi coletada no período da tarde. Os coleópteros representaram 146 e os demais foram representados por formigas e formas jovens de hemípteros. A família mais representativa foi Chrysomelidae (Eumolpinae), com 124 insetos coletados, seguido por 22 Curculionidae pertencentes principalmente a subfamília Eumolpinae. Esses podem ser indicados como os principais herbívoros de Chamaecrista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.