Análise das publicações dos enfermeiros docentes da Universidade Estadual de Londrina-PR de 1995 a 2006
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p27Palavras-chave:
Enfermagem, Docentes, Linhas de pesquisa, Publicação.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar e classificar a direcionalidade temática e as linhas de pesquisa das publicações feitas pelos docentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) no período de 1995 a 2006. Também foram analisados o local e o tempo de formação, a titulação, a área de atuação dos docentes e a classificação dos periódicos. Como critérios balisadores da classificação dos artigos, adotou-se o QUALIS da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Os dados foram coletados na plataforma do Curriculum Lattes de cada docente, nos quais se levantou o registro de 183 publicações, editadas em 51 periódicos, sendo 56,9% na temática organizacional, 31,14% ao segmento assistencial e 12,02% na temática profissional. Quanto à classificação QUALIS/CAPES, verificou-se que dos 51 veículos de publicação, 33 deles se enquadravam nas categorias de A a C, sendo a maioria de veiculação nacional. A análise revelou que os docentes do curso de enfermagem da UEL têm o predomínio do perfil investigativo na área organizacional, além disso, ela pode vir a oferecer direções para futuras pesquisas nas temáticas menos exploradas, visando ao fortalecimento das linhas de pesquisa deste grupo profissional.
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