Análise das publicações dos enfermeiros docentes da Universidade Estadual de Londrina-PR de 1995 a 2006
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p27Palavras-chave:
Enfermagem, Docentes, Linhas de pesquisa, Publicação.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar e classificar a direcionalidade temática e as linhas de pesquisa das publicações feitas pelos docentes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) no período de 1995 a 2006. Também foram analisados o local e o tempo de formação, a titulação, a área de atuação dos docentes e a classificação dos periódicos. Como critérios balisadores da classificação dos artigos, adotou-se o QUALIS da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Os dados foram coletados na plataforma do Curriculum Lattes de cada docente, nos quais se levantou o registro de 183 publicações, editadas em 51 periódicos, sendo 56,9% na temática organizacional, 31,14% ao segmento assistencial e 12,02% na temática profissional. Quanto à classificação QUALIS/CAPES, verificou-se que dos 51 veículos de publicação, 33 deles se enquadravam nas categorias de A a C, sendo a maioria de veiculação nacional. A análise revelou que os docentes do curso de enfermagem da UEL têm o predomínio do perfil investigativo na área organizacional, além disso, ela pode vir a oferecer direções para futuras pesquisas nas temáticas menos exploradas, visando ao fortalecimento das linhas de pesquisa deste grupo profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.