Os efeitos do farelo de aveia e da farinha de soja na resposta imune humoral de ratos alimentados com dieta hipercolesterolêmica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p165Palavras-chave:
Imunoglobulinas, Isoflavonas, Proteína de soja, Ratos WistarResumo
Estudos anteriores têm demonstrado os efeitos sobre o sistema imune e sobre os níveis de colesterol da dieta com fibra solúvel e proteína de soja em ratos. Nesse estudo, nós avaliamos os efeitos do farelo de aveia e da farinha de soja na resposta imune humoral de ratos Wistar tratados com dietas hipercolesterolêmicas. Os animais (6 grupos) foram alimentados com diferentes dietas por 6 semanas e inoculados duas vezes com antígeno (IgY). As amostras de plasma foram coletadas após cada inoculação e os níveis de anticorpos anti-IgY (IgM, IgG1 e IgG2a) foram avaliados por ELISA. Os animais que receberam 1% de colesterol apresentaram um aumento de IgG1 anti-IgY e uma redução de IgM e IgG2a anti-IgY em relação aos animais controle. Estes efeitos foram anulados em animais alimentados com 1% de colesterol e farelo de aveia ou aveia + proteína de soja, mas não em animais alimentados com 1% de colesterol e proteína de soja. As dietas contendo 1% de colesterol resultaram em lesões hepáticas e aumentaram o peso relativo do fígado e do baço, mas não afetaram o perfil lipídico, o ganho de peso e o consumo de alimentos ou eficiência na conversão alimentar. Em conclusão, uma dieta com alto teor de colesterol influencia na produção de classes de anticorpos em resposta a um antígeno de forma que pode ser revertida pelo farelo de aveia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.