Afastamento laboral por transtornos mentais entre os servidores da prefeitura municipal de Manaus: uma análise preliminar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p13Palavras-chave:
Trabalho, Transtorno mental, Afastamento laboral, Servidores públicos.Resumo
O presente trabalho teve o propósito de investigar as ocorrências de afastamentos laborais decorrentes de transtornos mentais entre os servidores da Prefeitura Municipal de Manaus – PMM, registrados pela Junta Médica do Município, no período de janeiro a dezembro de 2011. Encontrou-se, após a análise documental, dados de extrema significância que convergem com inúmeros estudos os quais assinalam a natureza do trabalho como fator de risco para o adoecimento mental. Verificou-se, através dos mesmos, que os transtornos mentais estão entre as maiores causas de afastamentos das atividades laborais, especialmente entre os servidores da área da saúde e da educação, representando 10% do total de licenças concedidas em 2011. Esses achados poderão subsidiar futuros estudos que tenham como foco a promoção de saúde e a qualidade de vida desses profissionais, constituindo-se em um grande desafio para os gestores públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.