Triagem neonatal: conhecimento dos alunos da graduação em enfermagem sobre o teste do pezinho

Autores

  • Letícia Pinto Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Uberaba/MG
  • Vanderlei José Haas Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Uberaba/MG
  • Alessandra Bernadete Trovó de Marqui Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Uberaba/MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p71

Palavras-chave:

Triagem Neonatal, Enfermagem, Educação, Estudantes, Conhecimento.

Resumo

Objetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outros

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Biografia do Autor

Letícia Pinto Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Uberaba/MG

Acadêmica de Enfermagem da UFTM, Uberaba/MG. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG.

Vanderlei José Haas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Uberaba/MG

Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo, Pós doutorado pela Faculdade de Medicina - USP. Professor visitante da UFTM, Uberaba/MG

Alessandra Bernadete Trovó de Marqui, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM, Uberaba/MG

Bióloga. Doutora em genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora associada da disciplina de Genética da UFTM, Uberaba/MG

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
Rodrigues LP, Haas VJ, Trovó de Marqui AB. Triagem neonatal: conhecimento dos alunos da graduação em enfermagem sobre o teste do pezinho. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 4º de novembro de 2024];37(2):71-80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017

Edição

Seção

Artigos