Avaliação do ciclo estral, tecido ovariano e uterino e parâmetros fetais de ratas Wistar tratadas com Topiramato

Autores

  • Isabel Cristina Cherici Camargo Universidade Estadual Paulista - UNESP http://orcid.org/0000-0002-9885-7496
  • Willian Eduardo Neres Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ana Paula Queiroz Mello Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Vinicius Augusto Simão Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p55

Palavras-chave:

Droga antiepiléptica, Foliculogênese, Endométrio, Produtos da gestação.

Resumo

O Topiramato está incluído na mais nova geração de drogas antiepilépticas e é conhecido que apresenta múltiplos mecanismos de ação. A droga também é usada como redutor de massa corporal. Seu efeito nos tecidos reprodutivos e no ciclo estral merece maior atenção. Então, este estudo teve como objetivo investigar os possíveis efeitos da droga sobre os tecidos ovariano e uterino, ciclo estral e alguns parâmetros fetais de ratas Wistar não epilépticas. No Experimento I, as fêmeas receberam água de torneira (C – grupo controle; n=8) ou Topiramato (grupo TPM; 100 mg/kg; n=8), oralmente por 6 semanas. Foram monitorados o ciclo estral e o consumo de ração. As secções ovarianas e uterinas foram examinadas em microscopia de luz. No Experimento II, ratas prenhes dos grupos C e TPM receberam os tratamentos durante os períodos de pré-implantação, implantação ou organogênese. Nas fêmeas do Experimento I, o TPM não teve efeito sobre o consumo de alimento, peso corpóreo final, peso corpóreo semanal e ciclo estral. O peso ovariano e uterino foi similar em ambos os grupos. A cinética da foliculogênese não foi afetada pelo tratamento com a droga. Houve uma significativa (p>0,05) redução na espessura endometrial do grupo TPM. No Experimento II, o peso fetal foi reduzido (p<0,05) em todos os períodos de exposição ao TPM. Não houve efeito do tratamento sobre a morfologia externa fetal. Concluindo, os resultados indicam que o TPM promove discretas alterações no tecido uterino e causa decréscimo no peso fetal após a exposição em diferentes períodos gestacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Cristina Cherici Camargo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciências Biológicas (Anatomia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu. Professora Assistente do departamento de Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Botucatu

Willian Eduardo Neres, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduação em Engenharia Biotecnológica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Assis/SP.

Ana Paula Queiroz Mello, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduação em Engenharia Biotecnológica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Assis/SP.

Vinicius Augusto Simão, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Biociências pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Assis. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Genética pela USP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
Camargo ICC, Neres WE, Queiroz Mello AP, Simão VA. Avaliação do ciclo estral, tecido ovariano e uterino e parâmetros fetais de ratas Wistar tratadas com Topiramato. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];37(2):55-70. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/25793

Edição

Seção

Artigos