Prevalência de lesões em atletas jovens

Autores

  • Ariadne Maria dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Greguol Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p115

Palavras-chave:

Lesões, Atletas jovens, Iniciação esportiva, Adolescência

Resumo

As lesões em atletas jovens estão cada vez mais frequentes, devido à grande divulgação das modalidades esportivas e aos treinamentos excessivos visando alto desempenho. As exigências no meio esportivo podem levar ao desenvolvimento de patologias e lesões que poderiam ser prevenidas caso o treinamento do atleta jovem fosse bem orientado. Destaca-se a importância do conhecimento das lesões, das cargas de treino, do histórico prévio do atleta e da correção da técnica inadequada de movimento.Objetivo: Identificar as lesões mais comuns em atletas jovens de diferentes modalidades esportivas. Material e Métodos:Participaram do estudo 36 atletas, na faixa etária de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, nas modalidades de Atletismo, Futsal, Natação e Voleibol. Inicialmente foi aplicada uma anamnese que continha informações sobre idade, tempo de prática e modalidade esportiva. Em seguida foram aplicados dois questionários, sendo o primeiro constituído por uma  tabela de distribuição de dor por região corporal e o segundo por uma escala de dor e interferência desta em atividades cotidianas. Resultados: Obteve-se como resultado média de idade 13,86 anos. Entre os participantes, 66,7% relataram que pratica outra atividades fisíca ou esportiva, 55,6% relataram que já sofreu lesão em alguns casos com reincidência e 50% que já fizeram algum tratamento para dor. Conclusão: Ressalta-se a importância do conhecimento sobre estratégias de prevenção de lesões esportiva em atletas jovens, como forma de garantir longevidade no esporte.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariadne Maria dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Pós graduada em Treinamento Esportivo pela Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Greguol, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Pádova (Itália) em Atividade Física Adaptada. Professora adjunta do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
Santos AM dos, Greguol M. Prevalência de lesões em atletas jovens. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 27º de abril de 2024];37(2):115-24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/24151

Edição

Seção

Artigos