Prevalência de lesões em atletas jovens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p115Palavras-chave:
Lesões, Atletas jovens, Iniciação esportiva, AdolescênciaResumo
As lesões em atletas jovens estão cada vez mais frequentes, devido à grande divulgação das modalidades esportivas e aos treinamentos excessivos visando alto desempenho. As exigências no meio esportivo podem levar ao desenvolvimento de patologias e lesões que poderiam ser prevenidas caso o treinamento do atleta jovem fosse bem orientado. Destaca-se a importância do conhecimento das lesões, das cargas de treino, do histórico prévio do atleta e da correção da técnica inadequada de movimento.Objetivo: Identificar as lesões mais comuns em atletas jovens de diferentes modalidades esportivas. Material e Métodos:Participaram do estudo 36 atletas, na faixa etária de 12 a 17 anos, de ambos os sexos, nas modalidades de Atletismo, Futsal, Natação e Voleibol. Inicialmente foi aplicada uma anamnese que continha informações sobre idade, tempo de prática e modalidade esportiva. Em seguida foram aplicados dois questionários, sendo o primeiro constituído por uma tabela de distribuição de dor por região corporal e o segundo por uma escala de dor e interferência desta em atividades cotidianas. Resultados: Obteve-se como resultado média de idade 13,86 anos. Entre os participantes, 66,7% relataram que pratica outra atividades fisíca ou esportiva, 55,6% relataram que já sofreu lesão em alguns casos com reincidência e 50% que já fizeram algum tratamento para dor. Conclusão: Ressalta-se a importância do conhecimento sobre estratégias de prevenção de lesões esportiva em atletas jovens, como forma de garantir longevidade no esporte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.