Cuidados de enfermagem na prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados no domicílio

Autores

  • Arlene Laurenti M. Ayala Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).
  • Ana Carolina Braz Pelário da Silva Galende Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).
  • Francine Renata Stoeberl Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p25

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Assistência domiciliar, Fatores de risco.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido na área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde em Joinville/SC com pacientes acamados no domicílio. Teve como objetivos, caracterizar o risco dos acamados para o desenvolvimento de úlcera por pressão; descrever os fatores propícios para o seu surgimento e avaliar a adesão aos cuidados prescritos na prevenção desta lesão. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento contendo dados de identificação, condições clínicas dos pacientes e pela aplicação da escala de Braden. Foram avaliados 12 pacientes acamados. A média de idade dos pacientes avaliados foi de 80,5 anos. A maioria era branca, com baixa escolaridade e dependente dos serviços públicos de saúde. Todos os pacientes possuíam alguma doença de base, sendo a mais frequente o Acidente Vascular Cerebral. O tempo de acamado foi de 67 meses (± 53). A mobilidade e a percepção sensorial estavam completamente ou muito limitadas, em 83% e 50% dos avaliados, respectivamente. 67% dos usuários apresentavam o estado nutricional muito pobre ou inadequado e 92% a pele constantemente úmida ou muito úmida. A baixa ingesta hídrica esteve presente para todos os participantes. A adesão dos cuidadores aos cuidados prescritos foi parcial. Ao final do estudo constatou-se que os achados estão em consonância com os dados da literatura e que os pacientes investigados possuíam um risco elevado para o desenvolvimento de úlcera por pressão, uma vez que os fatores propícios ao aparecimento da lesão se mostravam com frequências elevadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlene Laurenti M. Ayala, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Enfermeira e mestre em Saúde Pública pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ana Carolina Braz Pelário da Silva Galende, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Enfermeira pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Francine Renata Stoeberl, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Enfermeira pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC)

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
Ayala ALM, Galende ACBP da S, Stoeberl FR. Cuidados de enfermagem na prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados no domicílio. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 4º de novembro de 2024];37(2):25-38. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/23678

Edição

Seção

Artigos