“Só o leite materno!” – significados de nutrizes sobre o aleitamento materno exclusivo

Autores

  • Edirlei Machado Dos-Santos Universidade Federal da Bahia
  • Gabryelle Fernandes Araújo Agra Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p93

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Pesquisa qualitativa, Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, que teve como objetivo conhecer a percepção de nutrizes sobre o aleitamento materno exclusivo. Participaram da pesquisa onze nutrizes do município de Vitória da Conquista, localizado no sudoeste baiano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e analisados por meio da Análise de Conteúdo na modalidade Temática. Foram construídas duas categorias temáticas: O aleitamento materno exclusivo na percepção de nutrizes e As potencialidades e dificuldades acerca do aleitamento materno: percepção de nutrizes. Os resultados apontaram que as nutrizes percebem a prática do aleitamento materno exclusivo como benéfica por conta do alto valor biológico que o leite materno tem para a criança, bem como evidenciaram vários fatores capazes de determinar o percurso da amamentação e, que perpassam por dimensões econômica, social, cultural e emocional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edirlei Machado Dos-Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos em Saúde (NUPEQS) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Núcleo de Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC) do IMS/UFBA.

Gabryelle Fernandes Araújo Agra, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
Dos-Santos EM, Agra GFA. “Só o leite materno!” – significados de nutrizes sobre o aleitamento materno exclusivo. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 28º de abril de 2024];37(2):93-106. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/23532

Edição

Seção

Artigos