Polimorfismos genéticos associados ao metabolismo lipídico envolvidos na fisiopatologia do acidente vascular encefálico isquêmico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p163Palavras-chave:
Acidente vascular encefálico, Polimorfismo genético, Dislipidemia, Receptor de lipoproteína de baixa densidadeResumo
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma desordem complexa, multifatorial e poligênica decorrente da interação entre componentes genéticos do indivíduo e fatores ambientais. Estudos prévios têm estabelecido a hipertensão arterial, tabagismo, diabetes mellitus, dislipidemia, elevado índice de massa corpórea, distúrbios da coagulação e aumento da idade como fatores de risco preditores de AVE. O AVE é uma doença mais incapacitante do que mortal, que requer institucionalizações a longo prazo, pois diminui a qualidade de vida dos doentes, resultando em elevados encargos a nível social e econômico. Torna-se assim, cada vez mais importante enfatizar as estratégias baseadas na Medicina Preventiva. A dislipidemia tem sido associada à fisiopatologia do AVE isquêmico e polimorfismos genéticos que ocorrem na via metabólica dos lipídeos têm sido propostos como fatores genéticos associados ao AVE isquêmico. A identificação do componente genético na causa da dislipidemia tem sido intensamente investigada nos últimos anos. Entre os vários polimorfismos genéticos, os que ocorrem no gene do receptor de lipoproteína de baixa densidade têm sido objeto de estudos na população em geral. Os dados sobre o perfil lipídico e o estudo dos polimorfismos dos genes que codificam proteínas estruturais e enzimas relacionadas com o metabolismo dos lipídeos podem revelar a prevalência das dislipidemias em uma população, possibilitando uma intervenção direcionada para o controle e prevenção das doenças ateroscleróticas como o AVE isquêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.