Academia e serviços de saúde na consolidação do internato de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp123Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Enfermagem, Apoio institucional.Resumo
O estudo objetivou analisar a percepção de docentes e enfermeiros sobre a estruturação do internato de enfermagem de uma universidade pública. Utilizou-se a metodologia qualitativa. A coleta de dados foi de março a agosto de 2012 por meio da ferramenta eletrônica Google Docs, com o uso de questões abertas e fechadas. Os 27 participantes do estudo foram enfermeiros docentes e dos serviços utilizados como campo de estágio do internato de enfermagem. A análise dos dados possibilitou o estabelecimento de duas categorias: Parceria entre academia e serviços de saúde: da construção a realização do internato e avaliação do internato de enfermagem: da estruturação a efetividade. Os resultados demonstraram que a base da consolidação do internato de enfermagem é a parceria da academia com as instituições de saúde e o fortalecimento de propostas pedagógicas inovadoras, além da sistemática de avaliações participativas entre os envolvidos pautadas na realidade exigida do mercado de trabalho.Métricas
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