Avaliação do princípio da coordenação na atenção primária à saúde da criança em Londrina-Pr

Autores

  • Gisleine Tíemi Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Barbara Andrade Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina
  • Neusa Collet Universidade Federal da Paraíba
  • Beatriz Rosana Gonçalves Oliveira Toso Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p39

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Saúde da criança, Continuidade da assistência ao paciente.

Resumo

Atenção Primária à Saúde é um conjunto de funções que fornecem promoção, proteção, prevenção, tratamento e é considerada porta de entrada ao sistema de saúde. Possui quatro atributos essenciais: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação. Coordenação é a articulação entre os diversos serviços e ações relacionadas à saúde, que necessitam estar sincronizadas e contínuas para os atendimentos prestados, independentemente do local em que ocorrem. O objetivo do estudo foi avaliar o princípio da coordenação da atenção primária à saúde da criança nas 39 Unidades Básicas de Saúde da área urbana de Londrina-PR. Trata-se de pesquisa multicêntrica, realizada em Cascavel-PR, Londrina-PR e João Pessoa-PB, na forma descritiva e de natureza quantitativa, com a utilização do instrumento PCATool-Brasil, versão criança. Neste instrumento, a coordenação é subdividida em integração de cuidados, que refere à relação entre o serviço básico de saúde e de especialidades; e o sistema de informações que avalia os registros de saúde e a disponibilização dos prontuários. Dos 609 entrevistados, 29,2% relataram que a criança foi consultada pelo médico especialista. O escore da coordenação – integração de cuidados foi 7,393 e o escore da coordenação – sistema de informações 7,620. Das 8 perguntas do atributo da coordenação que podem ser avaliados por índices numéricos, três perguntas ficaram com escores abaixo de 6,6. Para que o atributo esteja de acordo com os preceitos da atenção primária à saúde, o escore deve estar acima desse valor. Conclui-se que o atributo coordenação obteve alto escore, apesar de três perguntas com escore baixo.

Biografia do Autor

Gisleine Tíemi Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Barbara Andrade Alves, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Beatriz Rosana Gonçalves Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP. Professora Adjunta do Colegiado do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel.

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Publicado

2015-11-06

Como Citar

1.
Souza GT, Alves BA, Tacla MTGM, Collet N, Toso BRGO. Avaliação do princípio da coordenação na atenção primária à saúde da criança em Londrina-Pr. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de novembro de 2015 [citado 3º de julho de 2024];36(1):39-46. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/18420

Edição

Seção

Artigos