Avaliação do princípio da coordenação na atenção primária à saúde da criança em Londrina-Pr
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1p39Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Saúde da criança, Continuidade da assistência ao paciente.Resumo
Atenção Primária à Saúde é um conjunto de funções que fornecem promoção, proteção, prevenção, tratamento e é considerada porta de entrada ao sistema de saúde. Possui quatro atributos essenciais: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação. Coordenação é a articulação entre os diversos serviços e ações relacionadas à saúde, que necessitam estar sincronizadas e contínuas para os atendimentos prestados, independentemente do local em que ocorrem. O objetivo do estudo foi avaliar o princípio da coordenação da atenção primária à saúde da criança nas 39 Unidades Básicas de Saúde da área urbana de Londrina-PR. Trata-se de pesquisa multicêntrica, realizada em Cascavel-PR, Londrina-PR e João Pessoa-PB, na forma descritiva e de natureza quantitativa, com a utilização do instrumento PCATool-Brasil, versão criança. Neste instrumento, a coordenação é subdividida em integração de cuidados, que refere à relação entre o serviço básico de saúde e de especialidades; e o sistema de informações que avalia os registros de saúde e a disponibilização dos prontuários. Dos 609 entrevistados, 29,2% relataram que a criança foi consultada pelo médico especialista. O escore da coordenação – integração de cuidados foi 7,393 e o escore da coordenação – sistema de informações 7,620. Das 8 perguntas do atributo da coordenação que podem ser avaliados por índices numéricos, três perguntas ficaram com escores abaixo de 6,6. Para que o atributo esteja de acordo com os preceitos da atenção primária à saúde, o escore deve estar acima desse valor. Conclui-se que o atributo coordenação obteve alto escore, apesar de três perguntas com escore baixo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.