Características sensoriais e nutricionais de suplementos alimentares

Autores

  • Mariah Benine Ramos Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Flávia Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina
  • Hevelyse Munise Celestino dos Santos Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p31

Palavras-chave:

Suplemento alimentar, Análise sensorial, Análise nutricional de alimentos

Resumo

Suplementos alimentares são indicados quando a ingestão alimentar não supre as necessidades do organismo, situação que ocorre com maior frequência em pacientes com doenças infecciosas e crônicas, cujo gasto energético do organismo aumenta, no entanto o apetite diminui. Este estudo analisou as características sensoriais e nutricionais de sete diferentes marcas de suplementos alimentares completos não balanceados na versão em pó, em seus diversos sabores disponíveis, quatro para adultos e três para crianças, que possuem comercialização em âmbito nacional. A análise sensorial foi realizada por meio de testes afetivos. A análise das informações nutricionais foi realizada confrontando os dados presentes na rotulagem, comparando os produtos entre si. Observou-se grande diferença entre os teores de macro e micronutrientes nos suplementos alimentares estudados, podendo afirmar que os mesmos não são similares entre si. Os suplementos alimentares indicados para a faixa pediátrica apresentaram bom índice de aceitabilidade e são mais doces e saborosos quando comparados aos suplementos alimentares indicados para uso em adultos. Dois produtos não foram considerados bem aceitos em todos os sabores disponíveis. Os sabores chocolate e morango foram os mais bem aceitos e o sabor banana mal aceito entre os provadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariah Benine Ramos Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina.

Ana Flávia Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina

Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná , Brasil.

Hevelyse Munise Celestino dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2014-09-06

Como Citar

1.
Silva MBR, Oliveira AF, Santos HMC dos. Características sensoriais e nutricionais de suplementos alimentares. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de setembro de 2014 [citado 27º de abril de 2024];35(2):31-8. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/16953

Edição

Seção

Artigos