Características sensoriais e nutricionais de suplementos alimentares
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p31Palavras-chave:
Suplemento alimentar, Análise sensorial, Análise nutricional de alimentosResumo
Suplementos alimentares são indicados quando a ingestão alimentar não supre as necessidades do organismo, situação que ocorre com maior frequência em pacientes com doenças infecciosas e crônicas, cujo gasto energético do organismo aumenta, no entanto o apetite diminui. Este estudo analisou as características sensoriais e nutricionais de sete diferentes marcas de suplementos alimentares completos não balanceados na versão em pó, em seus diversos sabores disponíveis, quatro para adultos e três para crianças, que possuem comercialização em âmbito nacional. A análise sensorial foi realizada por meio de testes afetivos. A análise das informações nutricionais foi realizada confrontando os dados presentes na rotulagem, comparando os produtos entre si. Observou-se grande diferença entre os teores de macro e micronutrientes nos suplementos alimentares estudados, podendo afirmar que os mesmos não são similares entre si. Os suplementos alimentares indicados para a faixa pediátrica apresentaram bom índice de aceitabilidade e são mais doces e saborosos quando comparados aos suplementos alimentares indicados para uso em adultos. Dois produtos não foram considerados bem aceitos em todos os sabores disponíveis. Os sabores chocolate e morango foram os mais bem aceitos e o sabor banana mal aceito entre os provadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.